quinta-feira, junho 02, 2005

O que me apetece responder de vez em quando

P: Um esquiador de massa 50 kg. desliza ao longo de um plano inclinado que faz um ângulo de 30º com a horizontal. Supondo que o esquiador inicia a descida a uma altura de 15 metros em relação ao plano horizontal determina a velocidade com que o corpo atinge o final da descida (despreza o atrito).

R.: Em primeiro lugar, que raio de esquiador é que tem 50 kg de peso? É uma criança? Se sim o que está a fazer numa pista? Não devia estar acompanhado dos pais? Se sim, não deveria ir de mão dada? Isso não abrandaria a descida? E desde quando é que os planos fazem ângulos? Que eu saiba os homens é que fazem planos não? E que covardolas é que começa a descer a 15 metro do chão? Homem que é homem começa a descer a 50 metro do plano horizontal e com impulso. E porque é que hei-de eu de determinar a velocidade do esquiador? Ou será o corpo? Porque é que no príncipio começa como esquiador e acaba em corpo? Perdeu os esquis? Quem me garante que o homenzinho não caiu pelo caminho? Quem me garante que não desistiu a meio? E "despreza o atrito"? Que mal fez o atrito? Ele até é bom para nós.
De qualquer maneira a velocidade deve rondar os 17.1 m/s
2. Ou então não.